Segunda Circular

1. APRESENTAÇÃO

A Associação Paraense de Alunos e Professores de Língua Espanhola (APAPLE), em conjunto com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Secretaria Nacional das Associações de Professores de Espanhol (SENACAPE) tem a satisfação de organizar o XVII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, que ocorrerá entre os dias 04 e 07 de julho de 2017 no campus Guamá da UFPA na cidade de Belém.
O evento pretende ser, em primeiro lugar, um espaço de reflexão sobre práticas e teorias para atuais e futuros professores e professoras, assim como para pesquisadoras, pesquisadores e demais profissionais relacionados ao estudo da língua espanhola, das literaturas de língua espanhola e do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. O evento deseja ser uma ocasião para a discussão sobre a implementação do espanhol em nosso país e sobre o papel dos professores e professoras, bem como das associações, nesse processo.
Neste sentido, o XVII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol contará, por um lado, com conferências e mesas redondas apresentadas por convidados. Por outro, estará aberto à participação de atuais e futuros professores e professoras mediante a apresentação de comunicações orais individuais ou coordenadas.

2. EIXOS TEMÁTICOS:
1.    Tradução
2.    Políticas linguísticas
3.    Culturas Hispanófonas
4.    Literatura espanhola e hispano-americana
5.    Formação de professores de língua espanhola
6.    Ensino e Aprendizagem de língua espanhola e suas literaturas
7.    Língua Espanhola

3. MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO NO 17º CONGRESSO BRASILEIRO DE
PROFESSORES DE ESPANHOL

No 17º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, a participação de docentes com graduação concluída e que já atuam profissionalmente, em diversos níveis e contextos de ensino, poderá acontecer em duas modalidades, em português ou espanhol:

3.1 Comunicações orais individuais
• As comunicações orais devem encaixar-se em um dos sete eixos temáticos especificados no item 2 desta Circular e podem ser apresentadas tanto na modalidade de apresentação de pesquisas em andamento ou concluídas, como na de relatos de experiência docente.
• Cada proponente poderá inscrever apenas 1 trabalho de sua autoria e 1 trabalho em coautoria na modalidade de comunicação oral.
• O tempo para exposição das comunicações orais, tanto coordenadas como individuais, será de 20 minutos, sendo os últimos 20 minutos de cada sessão destinados à discussão.
• A submissão de propostas deverá ser realizada por meio do preenchimento de formulário de inscrição específico e conforme as regras descritas no item 5 desta II Circular.

3.2 Comunicações Coordenadas
·         Cada proponente e participante de comunicação coordenada somente poderá inscrever uma única proposta e todos deverão fazer a sua a inscrição individualmente no site do Congresso.
·         As comunicações coordenadas deverão estar vinculadas aos eixos temáticos e compõem-se de um grupo de trabalhos, propostos pelos investigadores, de forma coordenada em torno de um tema por eles definido.
·         A submissão de propostas deverá ser realizada por meio do preenchimento de formulário de inscrição específico e conforme as regras descritas no item 5 desta II Circular. Cada comunicação coordenada tem um coordenador, a quem compete fazer a inscrição da proposta enviando os resumos de cada um dos membros participantes, contendo os títulos dos trabalhos; a respectiva afiliação institucional dos participantes e, posteriormente, gerir as atividades dessa mesa.
·         Cada resumo dos participantes e da proposta da comunicação coordenada deverão estar no mesmo documento.
·         Cada Comunicação Coordenada deverá ser composta por 01 coordenador (com título de Mestre ou Doutor) e mais 03 ou 04 pesquisadores.

3.3 Oficinas
• As oficinas serão oferecidas por professores previamente convidados pela Comissão Organizadora do 17º CBPE.

Os alunos de graduação que desejarem apresentar trabalhos durante o 17º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol deverão se inscrever no II Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação (II SNPEF), descrito no tópico a seguir.

4. II SIMPÓSIO NACIONAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL EM FORMAÇÃO - (II SNPEF)
O objetivo principal do II Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação é promover a divulgação científica de trabalhos de graduação em Letras/Espanhol. Ademais, considerando que o evento ocorrerá em paralelo ao 17º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, outro objetivo a ser alcançado é a promoção do diálogo e da socialização dos conhecimentos produzidos no âmbito acadêmico-científico (apresentados como resultados das pesquisas realizadas em Iniciações Científicas, em Trabalhos de Conclusão de Curso, de Monitoria ou Estágios Supervisionados) e os conhecimentos e saberes advindos das práticas de ensino/aprendizagem da língua espanhola e matérias correlatas por docentes que já atuam nas redes de ensino no Brasil.
• As comunicações orais, individuais ou coordenadas, dos graduandos que queiram apresentar trabalhos no Simpósio devem encaixar-se em um dos seis eixos temáticos especificados no item 2 desta Circular e poderão ser apresentadas tanto na modalidade de apresentação de pesquisas em andamento ou concluídas, como na de relatos de experiências de estágios e monitorias voltados à prática docente.
• Tanto as comunicações individuais como a proposta de mesa de comunicações coordenadas deverão ser inscritas pelo professor orientador das pesquisas ou estágios e monitorias por meio do preenchimento de formulário de inscrição específico (disponível em http://www.17cbpe.blogspot.com.br/) e conforme as regras descritas no item 7 desta Circular.
• Cada professor orientador poderá submeter um número ilimitado de propostas de resumos de comunicações de seus orientandos, bem como de mesas coordenadas. No entanto, o professor orientador poderá propor apenas um resumo de trabalho em que seja coautor*.
• As mesas de comunicações coordenadas no Simpósio deverão conter de 4 a 5 participantes.
• O tempo para exposição das comunicações orais, tanto coordenadas como individuais, no Simpósio será de 20 minutos, sendo os últimos 20 minutos de cada sessão destinados à discussão.
• As comunicações do Simpósio poderão ser apresentadas em português ou espanhol. *Observação importante: caso o professor orientador já tenha inscrito o número limite de propostas de comunicação oral no 17º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol (1 em autoria e 1 em coautoria), não poderá ser coautor de trabalhos apresentados no I Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação.

5. REGRAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS
Para a submissão de propostas de comunicação oral individual ou coordenada, tanto no 17º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol como no II Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação, deverão ser incluídos obrigatoriamente:

5.1 O(s) nome(s) do(s) proponente(s), assim como o título e eixo-temático do trabalho devem ser enviados no CORPO DO EMAIL.

5.2 O arquivo deve ser enviado em forma de anexo, devendo conter, além do resumo, o NOME COMPLETO de todos os proponentes, também a instituição de origem e a titulação atual, assim como o nome do trabalho proposto.
5.3 Os resumos deverão conter o MÍNIMO DE 200 E O MÁXIMO DE 300 palavras, escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entrelinhas e margens 3 (sup e esq) por 2 (inf e dir) em que conste apresentação, justificativa, referências teóricas e metodologia.
5.4 O título do trabalho deve constar na primeira linha do resumo: centralizado, caixa alta, tamanho da fonte 12, em negrito. Abaixo, alinhado à direita devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), indicando entre parênteses a sigla de sua instituição de origem. Na linha posterior ao(s) nome(s) deve iniciar o corpo do resumo que estará sujeito à contagem de palavras. Ao fim do resumo, faz-se necessário de três a cinco palavras-chave.

6. DATAS IMPORTANTES
• Envio de resumos com propostas de comunicações orais, individuais ou coordenadas: 20 de fevereiro a 20 de março de 2017
• Cartas de aceite: Serão enviadas as cartas de aceite à medida que o Comitê Científico APROVAR o trabalho submetido, tendo como data limite o dia 20 de abril de 2017
• Inscrições para ouvinte (com pagamento): 22 de fevereiro a 20 de Junho de 2017
• Inscrições para apresentador (com pagamento) e após receber a carta aceite:  25 de fevereiro a 20 de maio de 2017


 7. VALORES DE INSCRIÇÃO
Os participantes COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO deverão realizar o pagamento da inscrição de acordo com a tabela que consta no site do congresso:

1º Prazo: 20 de fevereiro a 20 de abril de 2017
2º Prazo: 21 de abril a 20 de maio de 2017

Os participantes SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO deverão realizar o pagamento da inscrição de acordo com a tabela que consta no site do congresso:

1º Prazo: 20 de fevereiro a 20 de abril de 2017
2º Prazo: 21 de abril a 20 de Junho de 2017

* IMPORTANTE: Antes de realizar a sua inscrição, o associado das APE’s devem enviar uma declaração da Associação de Professores de Espanhol de seu Estado que comprove a sua filiação para o email: cbpeoficial@gmail.com


As inscrições com apresentação de trabalho, só devem ser feitas depois de receber a carta aceite.

Download PDF: Clique aqui para baixar

Download do Formulário: Clique aqui para baixar

Inscrições: Clique aqui